Estresse é um mal necessário, mas saiba controlar.

Você já se viu em uma situação onde sua lista de tarefas parece interminável, os prazos estão se aproximando rapidamente e você se encontra dizendo:

  • “Que saco! Me sinto estressado!’

Mas o que é realmente o estresse e como isso nos afeta?

Em primeiro lugar, vamos desmascarar um mito: o estresse não é necessariamente uma coisa “ruim”. Sem essa capacidade brilhante de sentir estresse, a humanidade não teria sobrevivido. Nossos ancestrais, dos homens das cavernas, por exemplo, usaram o início do estresse para alertá-los de um perigo em potencial, como um tigre-de-dentes-de-sabre.

O estresse é principalmente uma resposta física. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física. Isso provoca uma série de reações, desde o sangue sendo desviado para os músculos até o fechamento de funções corporais desnecessárias, como a digestão.

Através da liberação de hormônios, o homem das cavernas ganhou uma onda de energia, que o preparou para lutar contra o tigre ou fugir. Esse coração batendo, sensação de respiração rápida é a adrenalina; Além de aumentar a energia, ela nos permite focar nossa atenção para que possamos responder rapidamente à situação.

No mundo moderno, o modo “lutar ou fugir” ainda pode nos ajudar a sobreviver a situações perigosas, como reagir rapidamente a uma pessoa correndo em frente ao nosso carro, pisando no freio.

 

O desafio é quando nosso corpo entra em um estado de estresse em situações inapropriadas. Quando o fluxo sanguíneo vai apenas para os músculos mais importantes necessários para lutar ou fugir, a função cerebral é minimizada. Isso pode levar a uma incapacidade de “pensar diretamente”; um estado que é um grande obstáculo tanto em nosso trabalho quanto em nossa vida. 

Se formos mantidos em um estado de estresse por longos períodos, isso pode ser prejudicial à nossa saúde. Os resultados de níveis elevados de cortisol podem ser um aumento nos níveis de açúcar e pressão arterial e uma diminuição da libido.

Os quatro tipos de estresse

1 – Aborrecimentos diários

Embora tenham vida curta e tenham pouco impacto, esses estressores se acumulam até o momento que se rompe. (sabe quando dizemos “isso foi a gota d’água”).

Leia o artigo que escrevi ( link abaixo: Não alimente o monstrinho interior ) que relato sobre  essas pedrinhas em nossa vida.

http://mais50x.com/nao-alimente-o-monstrinho-interior/

2 – Eventos de vida estressantes

Esta categoria inclui uma série de experiências, uma mudança, a perda de um emprego, um novo bebê, uma separação, falência financeira, etc.  A maioria dos especialistas concorda que o impacto desses estressores dura 18 meses ou menos.

Existe uma nova categoria de profissionais, que pode ajudá-los nesse quesito, chamados de Coach, que é o profissional especializado em  Coaching ( um termo inglês e significa “treinamento” ). Não é uma metodologia exata, mas bastante adaptável a diferentes áreas da vida humana, podendo ser aplicada com muita eficiência. 

Photo by rawpixel on Unsplash

Existe Coaching para vários tipos de necessidades ( Vida, Carreira Profissional, Relacionamento, Financeiro, etc ) 

3) Trauma da vida

Um terremoto, uma guerra, a morte de uma criança: eventos como este são indeléveis, e seu efeito, pode ser devastador e ajuda de um especialista é recomendado.

4 – Estirpes crônicas

Esses são estressores que não se dissipam, como pobreza e discriminação racial.

O estresse no trabalho:

As paradas para um relax é um alívio quando estamos estressados. Tomar um café é uma das formas mais usuais, dentro ou fora da empresa. Outros ouvem uma música predileta. Alguns saem para fumar ou ir ao banheiro, enfim, cada um tem sua forma de dar um tempo.

Mas será que isso resolve?

Pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram que o momento de relax tem pouco efeito sobre o estresse. Estresse é um “buffer”( uma memória de armazenamento).  Os momentos de relax que fazemos tentam somente amortecer o estresse e as emoções negativas.

Nesta pesquisa descobriram que se estiver estressado, a melhor forma de superar é aprendendo coisas novas para aumentar a sua capacidade mental.  Tome ações, isto é,  faça coisas para ativar a sua mente.

Como ?  Use seus pontos fortes:

1 – Criatividade

2 – Curiosidade

3 – Gratidão

4 – Pensamento crítico

Para aprender coisas novas.

1 – USE OS MOMENTOS DE PARADA PARA APRENDIZADO

Se tiver um break (parada para descanso), aprenda algo nas plataformas de e-learning, TEDs, vídeos, etc.

2 – APRENDIZADO PELAS INTERAÇÕES

Interações com pessoas que lhe tragam aprendizado, e não fofocas, fake news, etc ( pode ser amigos, clientes, parceiros, etc)

3 – SE DESENVOLVA NO TRABALHO

Aprenda novas habilidades que irão lhe ajudar no trabalho. O que vai fazer para evoluir como uma pessoa?  Desenvolva novos métodos/processos que irão melhorar a forma como as tarefas estão sendo feitas hoje no trabalho.

Isto é, quando se sentir estressado agora, tome ações para melhorar seu aprendizado. 

Claro que você pode continuar tomando seu café, indo ao banheiro, escutando sua música, etc.

Bibliografia: 

1 – Stress Management Society

2 – University of Michigan – School of Public Health

3 – Foto da capa: Photo by Ben White on Unsplash

 

Autor

1 Comentário

Escreva um comentário