Parece brincadeira …  mas é verdade.  Muitos de nossos comportamentos atuais vieram do longo período que nossos antepassados viveram nas cavernas.

Mas será que precisamos continuar tendo os mesmos hábitos?

           O CONSUMO IMEDIATO NAS CAVERNAS. 

Já se passaram milhões de anos, mas a maioria dos brasileiros vão para o consumo direto, sem pensar no FUTURO.

Infelizmente o brasileiro não tem principalmente o hábito de economizar dinheiro para seu futuro.

Vamos aos fatos levantados por uma pesquisa feita pelo Banco Central:

       69 % não pouparam nada nos últimos 12 meses.

Por falta de dinheiro, devido a crise, desemprego ou por falta de hábito, isso mesmo, não tem o hábito pois mesmo os mais ricos se comportam dessa maneira.

Não foram educados desde criança que é necessário economizar e investir para o futuro.

    68 % disseram que nunca tiveram um simples cofrinho para guardar moedas. 

Aqueles que conseguiram economizar nos últimos 12 meses, em torno de 53 %,  disseram que conseguiram guardar nem 10 % da renda.

Hoje eu fiz uma apresentação, no projeto social que coordeno para jovens de classes socioeconômicas menos favorecidas, sobre Foco e Execução. A importância e a  necessidade de definir um foco para sua vida junto com projeto de  execução factível,  se chega ao sucesso.

Eu mostrei um estudo americano, chamado o “experimento do Marshmallow”,  executados na Universidade de Stanford no final dos anos 60.

Nos estudos foram oferecidos as crianças a escolha entre uma pequena recompensa ( algumas vezes um marshmallow, mas também um biscoito ou um pretzel, etc ) que poderiam ser comidos imediatamente ou duas pequenas recompensas se ela esperasse até o retorno do pesquisador ( depois de uma ausência de aproximadamente 15 minutos ). Em estudos de seguimento, os pesquisadores descobriram que as crianças que foram capazes de esperar por mais tempo, pela possível recompensa, apresentaram tendência de ter melhor êxito na vida.

Assista o vídeo deste experimento:

https://www.youtube.com/watch?v=77XIyD0YTqU

O brasileiro é imediatista, isto é, se fizesse o experimento do Marshmallow a maioria comeria imediatamente.

Isto se reflete na forma que a maioria dos brasileiros levam a vida. Como uma criança mimada, compram por impulso para pagar com juros altos, só pelo prazer imediato.

Se tivessem um comportamento consciente, avaliariam realmente se precisam do produto, se sim, economizariam dinheiro até ter o valor para pagamento à vista,  para não ter que comprometer mais o orçamento doméstico com os juros abusivos.

A paciência do brasileiro é de 0,26, número que mostra “imediatismo exacerbado”  Em 2011, pesquisadores da Alemanha e da Suíça compararam o imediatismo em 45 países. O menor resultado foi o da Rússia com 0,21.

Alguns resultados:

USA: 0,77

Japão: 0,70

Europa central: 0,60

América Latina: 0,59

África: 0,43

Os homens das cavernas passaram milhões de  anos consumindo imediatamente tudo que caçavam. E estavam certo pois não existia refrigerador.

Com o aumento da expectativa de vida é um dever nosso nos preparar para o amanhã. Nosso cérebro não se ajusta na mesma frequência que a tecnologia avança, mas devemos ficar atento as mudanças rápidas e o impacto em nossas vidas.

Comer um pedaço de pizza agora parece muito mais atraente do que esperar para comê-los daqui a 40 anos, quando irei me aposentar.

Existem algumas características brasileiras que, em comparação com outros países , incentivam menos a poupança. Há universidades públicas gratuitas, o sistema de aposentadoria é um dos mais generosos do mundo. bolsa família e um sistema de saúde, embora falho, existe e atende uma parcela da população.

O estudo do Banco Central revela:

                                                             56 % não fazem um orçamento doméstico.

É essencial fazer uma análise ao menos por 3 meses, anotando todos os gastos ( até 1 real deve ser computado), para entender onde seu dinheiro está indo.

Depois dessa análise é necessário tomar algumas decisões, algumas nem tanto agradáveis, para que consiga reservar um pouco de dinheiro todo mês para investir no seu futuro.

Se você tem um cartão de crédito e ele é o vilão do mês, tente ficar 1 mês sem ele. Tudo que for gastar, pague com dinheiro para sentir que o desprendimento do dinheiro é mais difícil quando você vê o dinheiro indo embora. Quando paga com cartão de crédito,  você não nota isso e se nota é tarde demais … pois quando chega a fatura o estrago já foi feito no seu orçamento.

Há vários aplicativos e planilhas na Internet. É só pesquisar no Google.

Segue uma bem completa do clube dos poupadores.

http://www.clubedospoupadores.com/ferramentas/planilha-de-orcamento-familiar-e-pessoal.html

Conclusão:

Para que possa desfrutar dos seus anos dourados com qualidade de vida, precisa tomar uma decisão JÁ sobre as suas finanças.

Comece pela planilha de orçamento doméstico e depois faça as mudanças necessárias.

Lembre-se … Você não está mais nas cavernas para ter esse tipo de comportamento. Mas se continuar fazendo tudo igual, pode chegar um momento da sua vida que vai ter que procurar uma caverna para morar ( risos )

Fonte de informação:

Folha de São Paulo : http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/12/1942232-levantamento-revela-imediatismo-e-baixa-tendencia-a-poupanca-do-brasileiro.shtml

Autor

Escreva um comentário