Quando abastecemos os nossos carros sempre queremos o melhor combustível, que seja de fontes confiáveis, que não esteja adulterado e algumas vezes até colocamos aditivos para nosso carro ficar mais potente e durar mais.

Mas porquê somos tão negligentes com a nossa própria máquina. O que nos leva a colocar para dentro de nosso corpo alimentos e bebidas que sabemos que não é bom para nosso organismo.

Não é somente uma questão estética mas de saúde. Mais cedo ou mais tarde nosso corpo vai cobrar e talvez até tenhamos que usar remédios, muito mais caros que a comida saudável.

Do exposto, tomei a decisão de entrevistar a minha Nutricionista para uma abordagem mais ampla sobre a importância da alimentação, principalmente na nossa faixa etária.

Eu já iniciei a mudança. Tudo é uma questão de adaptação e já sinto os benefícios que me fortalecem para continuar a dieta sugerida pela Dra Marina Felice.

Mas vamos para a entrevista:

O que te motivou a ser Nutricionista?

Eu tive uma grande influência familiar, pois fui criada com hábitos alimentares saudáveis e isso me motivou a cuidar das pessoas através da alimentação.

Tem algum ícone da área que se espelha?

Não tenho uma pessoa específica em quem eu me espelhe. A nutrição tem muitas vertentes e é preciso estudar muito para estar atualizada sempre. O importante é buscar fontes confiáveis, de artigos científicos com nível de evidência A, congressos associados à universidades conceituadas e grupos de estudos com profissionais sérios.

Na área de nutrição existem algumas escolas de Nutrição, tipo escola Americana, escola Européia, etc? Se sim, qual é a que você segue e por quê?

Sim, existem as academias de nutrição brasileira, americana e europeia. Aqui no Brasil temos a Asbran, que é a associação brasileira de nutrição, que nos dá as diretrizes de necessidades nutricionais adequadas para a população brasileira. E são essas que eu sigo. Para o manejo de doenças crônicas eu uso as diretrizes da academia americana. E particularmente, gosto muito das diretrizes europeias quando falo de qualidade de vida, seguindo a dieta do mediterrâneo, que destaca a importância de um estilo de vida ativo, do convívio familiar, além de um equilíbrio alimentar que acho muito pertinente.

O ditado popular fala “você é o que você come “ é verdade?

É verdade sim! Sem dúvida a nossa saúde é reflexo daquilo que comemos. A nutrição influencia muito no estado geral, na saúde, no corpo e na mente. E uma boa  nutrição vem através da alimentação.

A dieta alimentar muda de acordo com a região que você mora, já que os produtos disponíveis são distintos?

Sim, os hábitos alimentares são muito influenciados pela cultura e disponibilidade de alimentos.

Além da qualidade da alimentação, os horários/intervalos também são importantes?

Sim. Ficar muitas horas sem comer é ruim para a saúde e pode causar diversas consequências.

Qual é a refeição mais importante? Os americanos comem muito bem no café da manhã. Eles estão certos?

Os americanos comem “muito” no café da manhã. Isso não quer dizer que eles comam “muito bem” no café da manhã. Todas as refeições do dia são importantes, mas com certeza o café da manhã é a principal delas. Estudo científicos mostram que pessoas que tem o hábito de tomar café da manhã tem melhor rendimento escolar ou no trabalho. Além disso, são menos propensas a ter sobrepeso.

O café da manhã dos americanos é muito rico em gordura saturada (bacon e embutidos), açúcar (doces, xaropes) e farinhas refinadas (pães brancos, waffle) e com baixo consumo de lácteos. E isso não é saudável.

Um café da manhã adequado deve conter cereais integrais, frutas, lácteos e proteínas de boa qualidade.

O que muda com a dieta alimentar quando passamos dos 50 anos de idade?

Após os 50 anos acontecem algumas mudanças hormonais e o metabolismo tende a diminuir. Em função disso, a necessidade calórica diminui, mas as necessidades de vitaminas e minerais aumentam. Além disso, a partir dessa idade aumentam os riscos de doenças crônicas e de fraturas. Por isso é importante ter um acompanhamento para adequar a dieta, garantindo um aporte nutricional adequado.

Qual a importância dos suplementos de vitaminas e sais minerais em comprimidos?

Para uma ingestão adequada de vitaminas e minerais a dieta precisa estar muito bem balanceada, com alto consumo de frutas, verduras, carnes, lácteos e cereais integrais na quantidade adequada.

Quando isso não acontece, temos a opção do uso de Polivitamínicos em comprimidos para complementar a dieta. Além disso, em casos de deficiências mais graves de vitaminas e mineirais, os suplementos são essenciais.

Cada pessoa tem uma necessidade específica, isto é, as dietas devem ser customizadas?

Sem dúvida! Não dá para todos seguirem uma mesma dieta.

Existem muitas variáveis para se definir uma dieta. Entre elas, o metabolismo basal, a idade, sexo, prática de atividade física e intensidade, doenças pré- existentes, sem contar a rotina, os hábitos alimentares e o estilo de vida.

Não existe uma dieta única que seja certa para todos. E é perfeitamente viável estabelecer uma dieta adequada individualmente.

Devemos passar por um profissional de Nutrição quando fazemos um check up anual?

Sim. O nutricionista é o profissional capacitado para indicar uma dieta adequada para a recuperação ou manutenção de uma boa saúde, controle de doenças crônicas e correção ou prevenção de deficiências nutricionais.

Biografia:

Eu sou a Marina Felice, me formei em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo em 2004.

Sou apaixonada pela natureza e pelos alimentos, seus sabores e sensações.

Fiz minha especialização na Unifesp, e ao longo dos anos, estudando o comportamento alimentar e também com a prática clínica, percebi que a alimentação tem que estar integrada à família e que alimentação saudável vai muito além do cardápio!

Envolve estilo de vida, ansiedades, sentimentos, hábitos,  relações.

Atuo há mais de 13 anos com alimentação saudável e mudanças de hábitos para que as pessoas encontrem, dentro do seu estilo, uma melhor qualidade de vida. Em 2016, decidi fundar, junto com meu marido Rodrigo Sério, a Comer Bem Faz Bem: um espaço que integra nutrição e qualidade de vida, localizado na região da Granja Viana, em Cotia/SP, onde trabalhamos com crianças, adolescentes e adultos, em consultas individuais ou em família.

Meu maior desafio é encontrar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Eu acredito que isso seja possível e que com esse equilíbrio,  faremos um mundo melhor!

Comer Bem Faz Bem 

Dra. Marina Felice – Nutricionista

 

www.comerbemfazbem.com.br

11.4262-0787 

11.95903-3177 (celular e whatsapp)

Facebook: Comer Bem Faz Bem

IG: @comerbemfazbemoficial
Autor

Escreva um comentário