Na semana passada eu postei um artigo sobre a palavra melhor idade que no meu ponto de vista é uma piada para nos rotular nessa nova fase da vida.

Uma das grandes preocupações, ao menos para os homens, é perder sua capacidade de praticar sexo ao longo da longevidade. Sentimos o declínio gradativo e não sabemos quando será o final. Sentir desejo é uma coisa natural para os homens mas qual será nossa capacidade física para conseguir ter uma vida sexual ativa?

A BBC future, pesquisou a literatura médica, para nos dar algumas respostas.

Estudo mostra que 30 % das pessoas saudáveis de 65 a 74 anos fazem sexo semanalmente.

O meu desejo é que você esteja dentro dos 30 %.

Outro dia, confidenciei para  minha esposa,  que me sentia deprimido quando assistia filmes e novelas  pois a vida romântica e sexual dos casais era maravilhosa. Um eterno romance ardente.

Mas será que isto é a realidade dos casais na vida real?

Claro que não … mas deve ter excessões.

Mas a verdade, é que nem o desejo sexual, nem a atividade sexual despencam rapidamente até pelo menos os meados dos 50 anos.

E até nessa idade, o declínio está longe de ser vertiginoso.

Segundo um estudo que examinou “a expectativa da vida sexual ativa”, homens com 55 anos hoje podem esperar 15 ou mais anos de sexo relativamente frequente, enquanto as mulheres dessa idade ainda têm pouco mais de uma década de relações sexuais frequentes pela frente.

O ato sexual pode não ser vigoroso como já foi, mas de acordo com o estudo, 30% das pessoas saudáveis com idades entre 65 e 74 anos ainda fazem sexo pelo menos uma vez por semana.

Além disso, a queda no desejo sexual traz outras compensações.

Quando a libido começa a cair, o prazer de viver aumenta.

Isso pode ser um paradoxo, já que a saúde física gera tantas reclamações conforme envelhecemos.

Mas isso pode ser parcialmente explicado pelo fato de uma pessoa finalmente ter aprendido a equilibrar suas emoções após o tumulto das décadas anteriores

A boa notícia, no entanto, é que alguns dos aspectos negativos do envelhecimento podem ser evitados ao máximo.

O exercício, principalmente, não só melhora a forma física e afasta doenças como a diabete e o câncer, como também reforça a memória.

As pessoas saudáveis também costumam aproveitar até cinco anos a mais de atividade sexual na terceira idade do que quem sofre de alguma doença.

Psicólogos também estão percebendo que a atitude mental também tem um papel importante. Por isso vemos pessoas que dizem se sentirem mais jovens do que realmente são – e uma perspectiva juvenil as torna mais ativas e mais longevas.

Eu sempre digo que gosto de ficar perto de pessoas jovens pois fico mais jovem. Não necessariamente os jovens de idade, mas os jovens de espirito.  Eu aproveito as vibrações da energia deles.

Mas por favor, não fique reclamando. Você vai se tornar uma pessoa chata e ninguém vai querer ficar ao seu lado.

Use o bom humor para tirar um sarro do declínio natural de seu corpo.  Acontece com todos.

Nada pode reverter o envelhecimento. Mas ao mapearmos o terreno e reconhecermos os altos e baixos da vida, podemos ao menos ter uma viagem mais prazeirosa.

Autor

Escreva um comentário