Há alguns anos, tomei a decisão de me graduar em Coaching, pois queria conhecer a metodologia para aplicar em várias frentes de ação: minha vida pessoal, minha equipe de trabalho e no projeto social que coordeno.

Como tudo na vida, aprender só não basta, devemos colocar em prática para ter resultados diferentes. Infelizmente o ser humano é muito reticente a mudanças, mesmo que seja o melhor para ele.

No projeto social que coordeno, eu faço uma apresentação logo no começo do ano letivo sobre as 10 técnicas de estudo. Tal conteúdo não é ministrado pela maioria das escolas públicas. Ao meu entender isso é um grande erro, afinal esse tema deveria ser a primeira aula do curso de educação infantil, e, aprimorado, para as novas etapas do ensino fundamental e médio.

Esse ano não foi diferente, e após uma semana da minha apresentação inicial das “10 técnicas de estudo”, questionei aos 25 alunos quais que haviam implementado ao menos uma técnica ensinada, e, somente 1 menina levantou a mão e ela havia implementado a técnica mais básica, isto é, que exigia menos esforço.

Mesmo sabendo que as técnicas são eficazes e que podem com menos tempo de estudo alcançarem notas muito superiores, os alunos simplesmente não mudam a forma de estudar e os seus resultados continuam a ser medíocres.

Enfim, voltando ao curso de “Coaching”, nele são ensinadas várias ações que podem ser implementadas imediatamente, de forma que melhoram sua forma de ver e viver a vida.

São gestos simples como anotar numa folha de papel, tudo que te estressa no dia a dia (pode ser qualquer coisa, pessoa, processo, produto, etc ) Anote tudo que vem a sua mente, tudo mesmo, afinal se você se lembrou de algo é porque está te irritando ou ao menos incomodando.

Por exemplo: Eu tinha uma forma de gelo de plástico que estava trincada. Cada vez que eu ia pegar um gelo eu tinha que repor a água na forma. Da pia até a geladeira ia derramando a água no chão. E toda vez eu ia até a lavanderia para pegar um pano de chão para secar o piso da cozinha, caso contrário, escutava o dia inteiro da minha esposa que o chão da cozinha estava molhado.

No mesmo dia que retornei da aula de “Coaching”, entrei na cozinha e a primeira coisa que fiz foi jogar a forma de gelo no lixo. Finalmente eu havia criado vergonha na cara e comprei uma forma de gelo nova. Uma vez que, se continuasse com a velha na geladeira, iria sempre postergar meu problema.

Esse pode ser um exemplo tonto, mas quantos problemas sérios que temos e vamos postergando?

O instrutor nos confidenciou que uma aluna, com um boa situação financeira, disse que em sua lista tinha mais de 500 itens para serem trabalhados.

Em uma outra dinâmica, o instrutor pediu que cada aluno pegasse uma cadeira vazia e colocasse na sua frente.

Pediu silêncio total.

Orientou que cada aluno imaginasse que na cadeira vazia iria sentar você, isso mesmo, cada um imaginaria sua própria pessoa, daqui a 10 anos sentando naquela cadeira vazia.

Ele orientou “Baseado nas suas ações hoje, como você chegaria para sentar naquela cadeira vazia?

“Chegaria num bom carro, bem vestido, com saúde, feliz, falando sobre a família e os filhos, sobre como estava feliz com o que havia construído de belo na vida”?

Ou

“Chegaria num carro caindo aos pedaços, malvestido, triste, com a saúde debilitada, falando sobre sua solidão, etc”?

Durante esta dinâmica em sala de aula, ouvíamos muitas pessoas soluçando ou chorando, pois vislumbravam um futuro ruim, pelas ações erradas que estavam tomando hoje. Logo pensei: como é triste ver como adultos levam suas vidas como se não houvesse o amanhã.

Várias decisões tomadas de forma errada hoje, que comprometem todo um futuro, seu e de sua família

Aconselho a fazer esse exercício hoje em sua casa.

Vamos lá …. pegue 2 cadeiras. Uma você se senta e a outra se entregue a um exercício de imaginação.

Se entregue ….Chore se for preciso …. Sorria também,  mas após essa dinâmica, pegue uma folha de papel e escreva o que deve mudar HOJE e não adie mais.

É a sua vida que está em jogo e muitas vezes não só a sua, mas está comprometendo o futuro da sua linda família. Se precisar, reúna a família e explique os motivos da mudança e os benefícios que trará a longo prazo para todos.

Entendo que não é fácil, mas mais cedo ou mais tarde,  a vida vai te cobrar as decisões duras não tomadas no passado e quando você se dá conta, já é tarde demais.

Não adie mais. Pare de procrastinar.  Arregace as mangas e mãos à obra para construir um novo futuro.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” (Chico Xavier )

2 Comentários

  1. Cleber Martins da Silva Responder

    Parabéns pelo belo blog, já li quase todas suas postagens e achei simplesmente explendido.
    Muitas vezes as mudanças são feitas por coisa simples que fazemos no presente e temos uma grande mudança em nosso futuro.
    Te admiro ainda mais como pessoa depois de tudo que li neste blog, você com certeza é um homem que “pensa fora da caixa”.
    Ao meu ver um blog que ajude outras pessoas a serem pessoas melhores e mais bem sucedidas, por si só já é algo admirável.
    Parabéns pela iniciativa genial.
    Muio sucesso sempre na vida pessoal e profissional.

Escreva um comentário