Um dos maiores desafios de qualquer governo em todo o mundo é cuidar da saúde dos cidadãos.

Com a expectativa de vida crescendo, fica ainda mais difícil poder atender a toda população com rapidez e qualidade.

Em muitos países o serviço de saúde pública é pago. Em alguns bem caro.

No nosso querido Brasil temos o SUS ( Sistema Único de Saúde) que foi criado pela constituição em 1988. O maior sistema de saúde universal, público e gratuito do mundo. São mais de 100 milhões de habitantes sendo atendidos.

Em 2010, o Brasil gastou apenas 10,7 % de seu orçamento público total com a saúde, quase 5 % a menos que a média mundial e cerca de 1  % a menos que outros países emergentes.

Infelizmente o atendimento é deficitário e todos nós sabemos. Há falta de profissionais, a distribuição de recursos e médicos é desigual em todo o país, etc. Desta forma muitas pessoas, com um poder aquisitivo mais alto, procuram outras formas de ter atendimento médico através dos planos de saúde privados.

Muitas empresas oferecem como benefício um plano de saúde privado com cobertura para toda a família.

Mas se perdemos o emprego ou aposentamos ficamos com o ônus deste custo. Com certeza o maior custo de um orçamento doméstico.

Desta forma, decidi entrevistar  alguns profissionais especializados para nos esclarecer algumas dúvidas quanto a melhor forma de contratar um plano privado para a geração Sênior que tenha uma melhor relação custo x benefício.

Dependendo da especialidade uma consulta no SUS pode demorar três ou quatro anos. Para atender essa lacuna no atendimento surgiram empresas que cobram consultas e exames com valores mais populares. Exemplo a empresa Dr Consulta (valores de 70 a 150 reais) em todas as especialidades médicas com clínicas em São Paulo e grande São Paulo.

Seguem as principais dúvidas sobre plano de saúde privado para pessoas com mais de 49 anos.

Todas as empresas citadas são referências de profissionais que atuam no setor. Sugiro sempre consultar os sites www.reclameaqui.com.br ou www.proteste.com.br para ter informações sobre as principais reclamações dos clientes.

1. Para quem está aposentado ou desempregado e precisa de um plano de saúde, quais são as opções?

Hoje o mercado está restrito a planos empresariais e poucos são os planos para pessoa física. Acima de 59 anos, as opções estão restritas a planos regionais e com hospitais de rede própria, tudo isso para reduzirem custos nas operadoras.

2. Quais os planos de saúde são mais apropriados para as pessoas na faixa dos 50 aos 70 anos de idade.

Existem planos específicos para pessoas acima de 49 anos, chamados de Sênior, são eles:

•Prevent Sênior;

•Trasmontano Sênior;

•BioVida Sênior;

•Ameplan Sênior;

•Greenline Sênior.

Se o cliente possuir empresa há menos obstáculos  na busca de um plano de saúde e ai são maiores e melhores as opções. Claro que há aumento nos custos.

3. Quais as Faixas de idade que as operadoras trabalham?

Cada operadora define suas faixas. Mas em geral os planos sêniores são a partir de 49 anos e sem limite de idade e os planos empresariais de 0 a 65 anos. Por exemplo: a Prevent Sênior não tem limite de idade, compra carência de planos anteriores, somente analisa preexistência. As demais operadoras limitam para o corretor até 74 anos, após esta faixa etária será feito uma entrevista qualificada.

4. Até que idade um plano de saúde cobre um segurado?

Se o cliente tem um plano ativo na operadora não existe limite de idade e não pode ser cancelado, desde que fique vigente e pague sua mensalidade em dia o plano ficara ativo.

O plano pessoa física só pode ser cancelado por inadimplência ou omissão na declaração de saúde.

No plano empresarial o contrato pode ser cancelado por ambas as partes e a operadora pode não aceitar o contrato.

5. Existe algum plano que cobre atendimento no exterior?

Sim, existe. A maioria dos planos que tem atendimento no exterior tem cobertura de 30.000 euros para urgência e emergência. Algumas operadoras incluem seguro viagem e até atendimento para práticas esportivas, inclusive atletas profissionais (nenhum seguro viagem tem essa cobertura para atletas profissionais, só amadores)

 

6. Alguma operadora tem algum plano focado na geração sênior?

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, muitas operadoras criaram o programa de prevenção e tratamento de doenças, não só para a melhor idade, mas para todas as faixas etárias.

O mais conhecido de todos seria o Prevent Senior, mas focado em rede própria e regionalizado, sua utilização é restrita a cidade de São Paulo, Santo André e Santos. Caso o cliente queira um hospital ou laboratório de renome, reembolso, atendimento nacional e internacional terá que procurar outra opção de planos de saúde mais adequando para suas necessidades e faixa de idade.

7. Pela propaganda a Prevent Sênior está focada na geração sênior. Se sim, qual a sua percepção de custo x beneficio deste plano.

É uma opção mais barata que as convencionais, se a utilização for feita em São Paulo, focado em prevenção e atendimento básico é uma boa opção. Quando o cliente vem de uma prestadora de maior porte, a adaptação é difícil. O que vale neste caso é o custo x benefício.

8. Os planos de saúde de hospitais são bons? Vale a pena?

O plano acaba saindo mais barato, porem a rede fica restrita a um hospital.

Um exemplo de plano de saúde de Hospital seria o São Cristóvão (localizado na Mooca em São Paulo). O cliente fica limitado à utilização daquele hospital, geralmente não tendo mais opções para utilização.

9. Quais são os riscos para o segurado? O que pode existir nas entrelinhas de um contrato que podem ser danosos ao cliente?

A Lei 9656 criada pela ANS (Agência Nacional de Saúde) passou a regulamentar os planos de saúde, exigindo dos planos diversas coberturas que antes não eram obrigatórias pelo plano e a criação do adequação ao estatuto do idoso com reajustes por faixa etária.

Quem tem plano de saúde antes de 98 e não fez essa adaptação não tem direito as novas coberturas, que são mais de 4000 procedimentos. O indicado é procurar a sua operadora de plano de saúde e aderir a um plano mais novo regulamenta-lo, para ter direito a todos esses procedimentos.

Após os 59 anos não tem aumento de custo de faixa etária, somente reajuste anual pela ANS, que aumenta por ano em torno de 11 %. Por exemplo, a Prevent Sênior reajustou este ano em 6 %.

10. Existe algum procedimento médico que os planos não cobrem,  que ficamos sabendo somente quando vamos precisar?

Todos os procedimentos que a determinados obrigatórios pela ANS são cobertos pelos planos, independente da operadora ou valor pago. Não há cobertura dos procedimento estéticos. Geralmente não há cobertura para novas doenças, como por exemplo:

– quando surgiu a gripe suína, nenhum plano daria atendimento a esse procedimento, só o SUS.

11. Como profissional da área quais são suas recomendações para um casal de aposentados que busca ter um plano de baixo custo com bom atendimento, já que o valor da aposentadoria é baixo.

Hoje o plano mais barato para uma pessoa acima de 59 anos se chama BioVida Sênior, custando R$ 485,52. Atende todas as coberturas que a ANS determina e tem o menor custo.

Outra opção em São Paulo é a Prevent Sênior que está crescendo muito com vários pontos de atendimento próprio em São Paulo.

Sugiro verificar na sua cidade com seus corretores locais, quais as opções que existe para planos Sêniores ou de hospitais, para balizar a sua decisão quanto ao melhor custo x beneficio x cobertura.

Sites das empresas citadas:

•Prevent Sênior: www.preventsenior.com.br

•Trasmontano Sênior: http://www.trasmontanosaudesite.com.br

•BioVida Senior: www.biovidasaudesenior.com.br

•Ameplan Sênior: www.ameplansaudeonline.com.br

•Greenline Sênior: www.planodesaudegreenline.com.br

Testemunho:

Testemunho de uma cliente da Prevent Sênior. Meu nome é Sandra Maria Brasileiro, 60 anos, e  desde maio de 2015 faço parte da Prevent Sênior. Meu plano é enfermaria e pago atualmente 473,00 reais.

Meu plano anterior era Intermédica Notre Dame e deixou de atuar com planos individuais. Agora só atende  empresas e/ou grupos, desta forma tive que trocar.

A Prevent Sênior é local ( atende só São Paulo ), e está focada na prevenção.  Tem uma rede própria com as principais especialidades. Atende bem para quem tem cultura e conceito de prevenção, pois as consultas e exames levam em média 2 meses para agendar. Nunca usei o pronto atendimento.

Se o cliente é organizado fica melhor, porque nem todas regiões da cidade tem todas especialidades. As unidades são amplas, modernas, confortáveis e os profissionais são jovens.

Estão montando novas unidades, crescendo a rede própria. É uma pena não haver cobertura fora da capital paulista como Santos e ABC.

Pontos fortes: A rede está crescendo, exames completos e prevenção à partir dos 50 anos de idade.

Pontos fracos: Demora no atendimento/agendamento. Confusão na agenda dos médicos devido ao descredenciamento deles.

Consultores de benefícios que contribuíram para responder as questões acima:

1 – Maurício Castanheira

Email: mcc.consutor@gmail.com

Tel: 11-41157010 ou Celular 11-992542247

2 – João Smidt

Site: www.libra55.com.br

Email: jo.smidt@yahoo.com.br

Tel: 11-996198187

 

Autor

4 Comentários

  1. Tenho o Bio-vida há 08 Anos, no inicio éra ruim, atendia melhor a região do ABCD paulista Zona Sul e Leste e eu moro na zona oeste, permaneci na rede cheguei até pagar consultas particulares no ano de 2012, agora o Plano cresceu muito e me atende muito bem na minha Região, moro no Alto de pinheiros e tenho 2 hospitais muito bons aqui na região e nunca mais tive problemas em encontrar especialidades, pago R$411,00

  2. Marli Schneider Responder

    Quando eu decidi me aposentar/parar de trabalhar, minha única preocupação era tão somente o plano de saúde… Fiz diversas pesquisas e acabei optando pelo Prevent Sênior. Estou feliz com a escolha, pois, o atendimento é excelente, respeitoso e tem atendido as minhas expectativas até aqui.

Escreva um comentário