A ginástica tem que ser parte da sua rotina diária. Sem choro e nem vela.

Para quase todos os seniores, o exercício pode ser uma parte importante da manutenção da saúde geral, bem-estar e longevidade. Os benefícios dos exercícios e atividades existem para todas as faixas etárias, níveis de saúde e condicionamento físico. A adoção de uma rotina regular de exercícios pode ajudá-lo a combater os efeitos do envelhecimento. E isso pode ajudá-lo a manter sua vitalidade juvenil, aguçar sua mente e aumentar sua alegria pela vida.

Para um idoso, exercícios realizados diariamente também podem ajudar a melhorar a função imunológica e permitir que você viva com menos dor e mais mobilidade. E esses benefícios podem resultar na capacidade de reduzir seus gastos com saúde e prolongar a quantidade de tempo que você pode viver de forma independente em casa, em uma comunidade de aposentados ou qualquer local que você escolheu para viver sua aposentadoria. 

Portanto, tire um momento agora para descobrir todas as grandes razões pelas quais você deve iniciar um programa de condicionamento físico. Confira as diretrizes recomendadas atualmente para sua faixa etária, encontre exercícios que você possa incorporar em sua rotina e se espelhe nos exemplos das pessoas de sua idade que já começaram a ter os benefícios de uma vida com exercícios diários. 

Além disso, explore as dicas para manter seus objetivos de saúde e condicionamento físico atualizados para que você possa continuar aproveitando a vida de uma forma saudável.

Mas antes de iniciar, agende uma consulta com seu médico de confiança para ele checar se está apto(a) a já iniciar e quais cuidados devem ser observados. 

A importância dos exercícios físicos.

Os idosos de hoje são mais ativos do que nunca. E um bom exercício é tão importante para eles quanto para pessoas de qualquer outro grupo etário. De fato, um estudo de 2013 descobriu que os programas de exercícios de nível sênior ajudaram a melhorar a qualidade de vida geral daqueles que participavam regularmente deles. O exercício foi realmente considerado mais importante do que uma dieta saudável. 

Especificamente, o estudo descobriu que os idosos que se exercitavam regularmente eram mais propensos a ter: 

  • Melhoria da saúde física e mental;
  • Aumento da energia;
  • Aprimoramento das Interações sociais;
  • Diminuição ou reversão do declínio da saúde geral;
  • Menos limitações com atividades diárias;
  • Menos risco de depressão;
  • Menos quedas e ferimentos;
  • Taxas mais baixas de hospitalização;
  • Taxas mais baixas de doença crônica (ou sintomas mais gerenciáveis ​​para aqueles que já são afetados por ela)

Então, como você pode ver, há muitos grandes benefícios para começar uma rotina de exercícios regulares. 

Recomendações recomendadas quando se trata de exercícios para idosos

Para os adultos com 65 anos ou mais, sem preocupações de saúde limitantes e geralmente em forma, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos recomendam um mínimo de 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada ou 75 minutos de exercício aeróbico de intensidade vigorosa por semana.

Idosos que desejam obter benefícios de saúde ainda maiores podem elevar seu exercício de intensidade moderada a 300 minutos por semana ou exercícios de intensidade vigorosa a 150 minutos por semana. 

O CDC também recomenda participar de exercícios de fortalecimento muscular que trabalham todos os principais grupos musculares pelo menos dois dias por semana.

O exercício aeróbico – também chamado de cardio – é qualquer atividade que faz com que você respire mais e aumente sua frequência cardíaca. Inclui atividades como cortar a grama, varrer e lavar o quintal, contanto que você esteja fazendo a atividade por no mínimo 10 minutos de cada vez. Fazê-lo em intensidade moderada significa que você ainda deve ser capaz de falar. Um exemplo seria uma caminhada rápida. Exercer-se com intensidade vigorosa significa que você só poderá falar algumas palavras sem ter que parar o que está fazendo.

Os exercícios de fortalecimento muscular são tão importantes quanto os exercícios aeróbicos. Eles podem ajudá-lo a manter sua massa muscular e óssea e retardar doenças comuns relacionadas à idade, como dores nas costas e articulações. 

Quando você faz qualquer exercício de fortalecimento, você deve tentar fazer de oito a 12 repetições antes de fazer uma pausa. Então, você deve tentar repetir isso duas ou três vezes mais. Dependendo do seu nível de condicionamento físico atual, você pode não ter capacidade no início de concluir as séries, mas aos poucos vai evoluindo. Não precisa ter pressa…. mas persistência sim.

Fonte: Great Senior Leaving

Foto capa: Photo by Fil Mazzarino on Unsplash

Autor

Escreva um comentário