Uma pessoa linda que ao abrir a boca mostra dentes descuidados, automaticamente fica feia. É incrível como dentes lindos e bem cuidados fazem a diferença na aparência de uma pessoa.
Lógico que dentes bem cuidados não é só uma questão de estética … mas de saúde.
Muitas vezes você pode ter uma problema de saúde, oriundo do estado de saúde bucal.
Felizmente, hoje, o acesso ao tratamento de saúde bucal se tornou mais popular e desta forma quase todas as classes sociais podem pagar um tratamento regular.
Sofremos várias alterações em nossos corpos a medida que envelhecemos, mas eu tinha a dúvida sobre o que ocorre com os dentes na fase sênior e pedi para um amigo especialista para escrever um artigo que possa nos orientar como proceder:
Segue o texto escrito pelo Dr Sérgio:
Não é porquê está na melhor idade que você é velho e nem a velhice tem a ver com perda dos dentes.
Manter a sua saúde geral e bucal é o ideal em qualquer idade, mas a saúde bucal que você promoveu na infância refletirá na vida adulta e melhor idade. Caso você não tenha tido oportunidade na infância, não significa que você terá problemas, pois sempre é tempo para mudar e se cuidar melhor
Uma alimentação saudável, com baixo teor de açúcares e rica em fibras, o uso adequado do fio dental e uma boa escovação podem preservar seus dentes para a vida toda.
Apesar de todo o cuidado, com a idade outros probleminhas bucais podem acontecer como por exemplo a xerostomia ( secura na boca), de causa medicamentosa, neste caso beber muita água pode ajudar a combater esse sintoma.
A sensibilidade dental pode aumentar com o tempo, devido às chamadas retrações gengivais típicas das pessoas com idade mais avançada. As áreas de retração podem ser particularmente doloridas, quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias. Nos casos mais severos, pode ocorrer sensibilidade ao ontato com ar frio e durante a ingestão de alimentos e líquidos doces. Para combater este desconforto o uso de pastas adequadas se faz necessário e às vezes alguma intervenção do cirurgião dentista.
Sugere-se que adultos mais idosos consumam aproximadamente 1.000 miligramas diários de cálcio do leite e derivados pobres em gordura para prevenir a osteoporose, que pode também afetar o osso ao redor dos dentes.
A gengivite ( doença que acomete a gengiva ) pode aparecer nas pessoas com mais idade, por conta de uma higiene bucal inadequada, doenças sistêmicas, estresse, fumo e alguns medicamentos.
Evitar hábitos nocivos e cuidar da saúde é muito importante.
Preservar os dentes sempre que possível, evitar extrações desnecessárias, é fundamental.
Se você tem prótese total ou parcial ( removível ) faça nela uma escovação com o mesmo carinho e cuidado que faria se fossem seus dentes naturais. Quando não estiver na boca conserve-a em um recipiente com água ou em solução de limpeza própria para próteses.
Não esqueça de escovar os dentes e a língua pelo menos 3 vezes ao dia, isso garantirá um sorriso brilhante e um hálito agradável.
Por fim…vá regularmente ao seu dentista, para receber as orientações mais adequadas às suas necessidades!!
BIO: Dr Sergio P. Terçarolli
Cirurgião Dentista
Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM)
Presidente da Academia Brasileira (OFM)
Endereço : R. Prof. Vahia de Abreu, 733 Vila Olimpia SP
Telefone. 011-3842-1093
=============
foto da capa: Photo by A L L E F . V I N I C I U S Δ on Unsplash