Economizar água é uma questão de respeito ao bem mais precioso que temos, pois podemos ficar sem comida, por alguns dias, mas sem água não.
Os seres humanos têm uma facilidade de adaptação enorme, ainda mais, quando não é uma opção mas um dever.
Tivemos uma crise hídrica no passado, bem grave, em São Paulo e várias cidades enfrentam isso frequentemente.
O ser humano é um ser de hábitos, que ao serem consecutivamente repetidos criam caminhos neuronais no cérebro. Logo, há uma tendência natural em fazer sempre a mesma coisa, fazer as mesmas escolhas e grande parte das vezes de forma automática. Muitas das vezes esse hábito está errado, mas de forma automática continuamos a fazer a mesma coisa.
Várias pessoas em São Paulo tiveram que mudar seus hábitos, pois o governo teve que criar multas, para conter o consumo, por alto volume consumido fora das cotas pré definidas. Muitas pessoas continuam com esse hábito até hoje, pois verificaram que poderiam muito bem viver desta nova forma sem prejudicar sua qualidade de vida.
No artigo anterior eu relatei sobre como detectar vazamentos na rede de água interna e externa de uma residência. Para aqueles que não leram, sugiro dar uma olhada. Eu tive grandes prejuízos por uma vazamento invisível na minha residência e pode ser também o seu caso.
Neste artigo eu vou tratar de mudanças de hábitos de consumo, com o objetivo de baixar a conta de água e ajudar nosso planeta.
Vamos lá então:
- Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.
- Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros de água.
- Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.
- Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim.
- As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe-as de manhã cedo ou no fim do dia.
- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.
- Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar patios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
- Se precisar de água com pressão use bombas wap de alta pressão que faz a tarefa da mangueira com muito mais economia.
- Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.
- Instale uma cisterna para captar água da chuva que pode ser usada para lavar quintais, aguar plantas, lavar carros, etc.
- Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água. Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.
- Sempre que abrir uma torneira para esperar a água ficar quente, guarde a água fria num recipiente e use-a para regar as plantas ou outra finalidade. Você pode economizar cerca de 4 litros a cada vez que fizer isso.
- Se tiver a opção, use a meia-descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você pode economizar água ( cerca de 8 litros ) por descarga. Se não tiver esta opção e se for possível, mude o sistema para as descargas mais novas com este sistema.
- Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode economizar grande quantidade de água. Modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem.
- Eu já tive uma lava-louças grande e não gostei. Usei umas 5 vezes e deixei desligada. Primeiro você tem que retirar os resíduos dos utensílios antes de colocar na lava-louças e isto é o que é mais trabalhoso. Depois lavar é fácil. O custo x benefício é bem alto. Mas se você gosta de usar lava-louças, saiba que gasta muita água e energia elétrica, desta forma só utilize se ela estiver cheia de louça para compensar o gasto.
- Lave frutas e verduras em uma bacia com água em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez.
- Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira ( ou bombas wap de pressão ). Se utilizar apenas 6 baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem.
Estas são as principais mudanças de hábitos que não irão prejudicar a sua qualidade de vida. Com a economia na sua conta mensal de água, aplique em investimentos que podem ser usados para um futuro sonho que não pode ser realizado hoje.