Esta semana ví um vídeo de uma partida de voleyball para idosos, todos sentados, golpeando uma bexiga e fiquei encantado.
É isso, para cada fase da vida uma nova forma de nos exercitar dentro de nossas limitações, pois o que realmente importa é sair do sedentarismo.
Suas idéias sobre atividades para idosos precisam de um impulso inspirador?
Você não seria a primeira pessoa a dizer … sim. Afinal, às vezes é fácil esquecer o quanto a vida pode ser divertida – independentemente da sua idade. Atividades alegres são o que nos faz sentir verdadeiramente vivos, engajados e conectados. O mundo se torna mais vibrante e convidativo quando nos damos permissão para brincar … para jogar.
É por isso que é uma boa ideia é explorar todos os tipos de opções para se divertir. Todo idoso merece se dedicar a passatempos agradáveis que o fazem rir, perder a noção do tempo ou se sentir como um garoto bobo de coração. Além disso, muitas das melhores atividades para os idosos custam pouco ou nenhum dinheiro.
Existem vários jogos simples que podem ser adaptados para os idosos. Eles precisam de muitas mais opções, alem do jogo de bingo.
Por que brincar e jogar é importante para os idosos?
Aqui é onde o assunto de diversão e jogar/brincar fica realmente interessante. A importância do jogo não pode ser exagerada. Isso é verdade para todos, mas pode ser particularmente verdadeiro para os idosos. Afinal, em nossos últimos anos, muitos de nós se tornam mais propensos a problemas que podem afetar nossa saúde e felicidade. Portanto, quaisquer atividades que possam nos ajudar a restaurar ou prolongar nossa vitalidade são essenciais.
Divertir-se é muito mais poderoso a esse respeito do que a maioria das pessoas provavelmente imagina.
De fato, estudos científicos continuam mostrando que atividades lúdicas e divertidas – para adultos mais velhos ou pessoas de qualquer idade – podem ter vários benefícios importantes.
Por exemplo, BRICANDEIRAS E JOGOS tÊM o poder de ajudar a:
- Melhorar o funcionamento do seu cérebro.
Você quer manter sua memória e otimizar sua capacidade de aprender coisas novas? Brincar e se divertir – regularmente – pode ajudá-lo a evitar problemas de memória e melhorar sua criatividade e agudeza mental.
- Curar, estabelecer ou manter relacionamentos.
Nossas vidas sociais são incrivelmente importantes para o nosso bem-estar geral. No entanto, muitos idosos são solitários.
Na verdade, em média, os idosos sem cônjuges ou parceiros passam cerca de 10 horas a cada dia.1 Mas diversão e diversão podem permitir que os idosos façam novos amigos ou melhorem os relacionamentos existentes. Afinal, coisas como risadas e competição amigável aumentam a harmonia, a confiança, a empatia e a intimidade entre as pessoas que as experimentam juntas.
- Melhorar seu bem-estar mental e emocional.
Você gosta do jeito que você se sente quando tem uma visão mais clara da vida e seu senso de tempo recua ao fundo? Participar de atividades lúdicas e divertidas pode expandir seu otimismo, multiplicar seus momentos de alegria e reduzir seu estresse.
- – Pode até ajudar a prevenir a depressão.
Amplie sua vida e melhore sua vitalidade física. Quem não quer se sentir mais jovem ou mais enérgico? Criar muitos momentos divertidos em sua vida pode ser uma boa maneira de impulsionar o sistema imunológico, reduzir o risco de doenças e minimizar sua percepção de qualquer dor existente que você já tenha.
Como você pode ver, o brincar e jogar deve ser uma parte importante da vida de todos.
Todos nós podemos provavelmente usar muito mais experiências de pura alegria infantil.
É quem somos, não importa a nossa idade.
*** No próximo artigo vou dar continuidade a este assunto e trazer várias ideias de jogos/brincadeiras.
Fonte: great senior leaving