Seu corpo não é o mesmo. quando você entra na Andropausa.
Com o envelhecimento, o corpo passa por alterações. A produção de hormônios, por exemplo, fica seriamente afetada, o que influencia homens e mulheres.
É por esse motivo que os homens sofrem igualmente de “menopausa”, só que com outra designação – andropausa.
Nessa fase (normalmente a partir dos 40 anos), existe uma redução das capacidades sexuais tal como ocorre com outras funções orgânicas. Isso acontece devido a uma menor presença de testosterona ou ao incorreto funcionamento dos receptores desse hormônio.
Os fatos
A testosterona é o hormônio responsável por vozes profundas, massa muscular e padrões de pêlos faciais e corporais encontrados em homens. À medida que os homens envelhecem, o nível de testosterona no corpo e a produção de espermatozóides gradualmente se tornam mais baixos, e eles experimentam sintomas físicos e psicológicos como resultado desses baixos níveis. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento e estima-se que a testosterona diminua cerca de 10% a cada década após os homens atingirem a idade de 30 anos.
Andropausa é uma condição que está associada à diminuição do hormônio masculino testosterona. Diferentemente da menopausa, a diminuição da testosterona e o desenvolvimento dos sintomas são mais graduais do que o que ocorre nas mulheres. Aproximadamente 30% dos homens na faixa dos 50 anos terão sintomas de andropausa causados por baixos níveis de testosterona.
Uma pessoa que experimenta andropausa pode ter vários sintomas relacionados à condição e pode estar em risco de outras condições de saúde graves, como a osteoporose, sem o tratamento adequado.
Causas
A diminuição da testosterona é um fator importante em homens suspeitos de andropausa. No entanto, à medida que os homens envelhecem, não apenas o corpo começa a produzir menos testosterona, mas também os níveis de outro hormônio chamado globulina que liga os hormônios sexuais (SHBG), que retira a testosterona utilizável do sangue, começa a aumentar. A SHBG liga parte da testosterona circulante no sangue. A testosterona que não está ligada ao hormônio SHBG é chamada testosterona biodisponível, o que significa que está disponível para uso pelo corpo.
Homens que apresentam sintomas associados à andropausa, baixaram quantidades de testosterona biodisponível no sangue. Portanto, os tecidos do corpo que são estimulados pela testosterona recebem uma quantidade menor, o que pode causar várias alterações físicas e possivelmente mentais em uma pessoa, como alterações de humor ou fadiga.
Sintomas e Complicações:
Embora os sintomas possam variar de pessoa para pessoa, os sintomas comuns dos homens que passam por andropausa incluem:
Conheça 15 sintomas da andropausa
1. Irritabilidade.
2. Insônia ou fadiga.
3. Depressão.
4. Nervosismo.
5. Ansiedade.
6. Diminuição da libido.
7. Menor potência sexual.
8. Menor força e volume da ejaculação.
9. Dores e sensação de mal-estar.
10. Deterioração dos ossos.
11. Ressecamento capilar.
12. Pele seca e com rugas.
13. Problemas na circulação.
14. Suores em excesso, principalmente à noite.
15. Dores de cabeça frequentes.
Vale lembrar que a andropausa não interfere com a fertilidade – apenas mexe com o desejo sexual.
As complicações associadas à andropausa incluem um risco aumentado de problemas cardiovasculares e osteoporose (ossos frágeis).
Infelizmente, esse problema de saúde não tem cura, porque não é possível restaurar o nível suficiente de produção de testosterona.
Mas existem tratamentos. Converse com seu médico para saber qual a melhor maneira de tratar a andropausa.
Fazendo o diagnóstico
Um médico fará perguntas sobre como você está se sentindo para ver se seus sintomas combinam com aqueles com baixa testosterona. Então, um exame de sangue é realizado para verificar o nível de testosterona no sangue.
Como existem outras condições associadas a baixos níveis de testosterona (por exemplo, hipogonadismo, que causa retardo do crescimento e desenvolvimento sexual; diabetes; pressão alta), seu médico provavelmente fará testes para descartar essas possibilidades antes de fazer um diagnóstico de andropausa. .
É importante notar que muitos dos sintomas associados à andropausa também são uma parte normal do envelhecimento, e podem não ser reversíveis com o tratamento.
Tratamento e Prevenção
Substituir a testosterona no sangue é o tratamento mais comum para os homens que estão passando por andropausa. Este tratamento pode aliviar os sintomas e ajudar a melhorar a qualidade de vida em muitos casos. Mudanças no estilo de vida, como aumento de exercícios, redução do estresse e boa nutrição também ajudam.
Seu médico irá ajudá-lo a decidir se o tratamento com testosterona está correto em sua situação, pois o tratamento tem riscos.
A testosterona está disponível em várias preparações diferentes, incluindo adesivos, cápsulas, géis e injeções. Seu médico ajudará a determinar qual tratamento é melhor para você e, muitas vezes, considerará seu estilo de vida ao tomar essa decisão. Visitas de acompanhamento com seu médico serão importantes após o início do tratamento inicial. Nas visitas de acompanhamento, seu médico verificará sua resposta ao tratamento e fará ajustes, se necessário.
Biografia : https://medbroadcast.com