Graças a Deus existem várias pessoas que dedicam parte de suas vidas como voluntários para algumas causas sociais, tais como: crianças, jovens, animais, idosos, planeta, índios, sustentabilidade, etc.
Para aqueles que me conhecem sabe que me dedico a causa dos jovens, de classes socioeconômicas menos favorecidas, desde minha adolescência. Eles nasceram numa era de grandes mudanças e podem ser o polo transformador para um mundo melhor.
Nos últimos anos estou coordenando um projeto social para jovens de classes socioeconômicas menos favorecidas na cidade de Cotia na grande São Paulo.
É um projeto de Mentoring Social ou Mentoring Profissional que visa dar melhores condições para os jovens conseguirem fazer uma transição da escola pública para a faculdade, para o primeiro emprego ou para serem empreendedores.
O programa de Mentoring Social, nasceu há muitos anos quando tive a oportunidade e o privilégio de ir aprender sobre programas de Mentoring Social no NMC (National Mentoring Center) na linda cidade de Salt Lake City, capital do estado de Utah nos Estados Unidos, cidade famosa pelos Mórmons.
A excelente empresa HP, que tenho muito orgulho de ter trabalhado lá, me pagou todos os custos para aprender sobre este projeto para implementar no Brasil.
Durante uma semana, 12 horas por dia participei de várias apresentações/workshops sobre o tema com várias palestrantes americanos. Eu era o único representante fora dos Estados Unidos e o único de uma empresa privada. Isto mostra a grandeza de uma empresa do porte da HP.
No retorno, decidi montar um comitê de trabalho na HP para desenhar o programa levando em conta a realidade brasileira, bem diferente dos problemas e necessidades dos Americanos e assim fizemos. Durante seis meses adaptamos o programa e implementamos a primeira turma com 20 mentores e 20 jovens na ONG CPA – Centro de Profissionalização de Adolescentes, em São Mateus na Zona leste de São Paulo.
O programa foi um sucesso e todos ganharam com isso.
1- Os jovens pois tinham um mentor exclusivo durante um ano para se dedicar a sua carreira e ao seu futuro. Os encontros eram semanais de forma virtual e uma vez por mês presencial.
2 – Os voluntários, todos colaboradores da empresa HP, desenvolveram novas competências que usam até hoje nas empresas e suas famílias.
3 – A empresa HP que financiou todo o programa, também teve ganhos enormes, pois todos que participaram como Mentores de vários departamentos começaram a trabalhar mais felizes e com mais engajamento, pois sabiam que parte de seu esforço para o crescimento da empresa, era investido em projetos sociais. A ajuda era mútua entre todos os departamentos, pois não estávamos lidando somente com um profissional, mas com um ser humano com um propósito maior.
Enfim, foi um sucesso desde a sua implementação, pois tínhamos todos os recursos necessários e as ONGs parceiras faziam uma seleção rigorosa com os jovens nas comunidades. Jovens engajados na construção de seu futuro.
Quando sai da empresa decidi que precisava levar este modelo para outras comunidades carentes.
Como resido em Cotia na grande São Paulo, decidi implementar o Mentoring Social na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Cotia, para as escolas públicas do entorno, para facilitar o deslocamento dos jovens, pois muitos não têm dinheiro para pagar uma passagem de ônibus.
Temos 25 vagas para os jovens do programa de Mentoring Profissional que inclui cursos de inglês e informática.
TUDO GRATUITO PARA OS JOVENS.
No primeiro semestre as palestras cobrem temas como: Técnicas de estudo, Foco e realização, Comunicação, Mercado de trabalho, Elaboração de CV, Simulação de entrevista de emprego, Postura pessoal e profissional, Networking, Técnicas de apresentação, Saúde financeira, Competências sociais, etc.
No segundo semestre as palestras cobrem temas relacionados a empreendedorismo: Estratégia de Marketing, Design thinking e Canvas, Técnicas de Negociação, Finanças básico, Pesquisa de mercado e segmentação, Marketing tradicional e digital, Técnicas de vendas, Modelos de negócio, etc.
E também levamos os jovens para teatro, show, museu, passeio ecológico para ajudar na sua formação cultural.
E graças a Deus temos vários voluntários engajados na causa, enfim, não temos problemas com voluntários.
O grande problema é com os jovens.
Neste último sábado (03/03/2018) depois de toda a divulgação em quatro escolas públicas da região, esperávamos os novos jovens e ninguém apareceu.
Sim, nenhum jovem.
Até esperava por isso, mas não queria acreditar.
Conversei, na semana passada, com a Diretora de uma das escolas públicas aqui da região e ela disse que os professores fizeram a divulgação do programa e ninguém se interessou.
Ela me disse:
•Os alunos do ensino médio não sabem ler e escrever. Não sabem as quatro operações aritméticas. E eles não sabem, pois não tem interesse.
E realmente sentimos isso na pele quando na primeira turma de informática no ano passado, nossos voluntários foram falar de excel (o básico sobre linha e coluna, célula). Parecia que eles estavam aprendendo outra língua. Dai verificamos que a dificuldade era as operações aritméticas. Tivemos que mudar as aulas para ensinar operações aritméticas e equação simples.
As redações são pobres em conteúdo e com vários erros de português básicos.
Pensei que o problema fosse nosso programa mas na última semana tive uma reunião com a Diretora de um dos maiores colégios privados aqui da região que oferece bolsas de estudo integral para estudantes de escolas públicas. Infelizmente ela disse que tem o mesmo problema. Dificuldade de conseguir alunos de escola pública que participem do programa de formação básica, todos os sábados de manhã, para concorrer as vagas neste famoso colégio
São tantos os questionamentos:
Como o Brasil poderá crescer desta forma?
Como será o futuro destes jovens?
É a qualidade do ensino público que os desmotiva?
É a educação sem limites, regras, objetivos dos país e/ou responsáveis perdendo a oportunidade de serem bons exemplos para seus filhos/filhas?
Será que isto acontece só com jovens da escola pública?
Precisamos ser perseverantes e buscar no meio do joio o trigo, aqueles garoto(as) que precisam de orientação, de um Mentor que eles confiam, para construirem juntos um futuro melhor para eles, para suas famílias e para o país.
Mas precisamos ser guerreiros e não desistir jamais, pois a cada jovem que conseguimos encaminhar para o sucesso, é uma vitória em nossa vida.
1 Comentário
Excelente partilha! Muito obrigado 🙂