Por muito anos eu participei como membro do Comitê de Marketing Estratégico da AMCHAM ( Câmera do Comércio Americano ). Todos os meses tínhamos uma reunião com pauta definida para tratar de temas de marketing relevantes para o mundo corporativo e nossas empresas. Convidávamos gurus, escritores de livros, profissionais renomados para apresentar um tema inovador e boas discussões eram geradas sobre a aplicabilidade e o impacto nos negócios no mundo atual.

Uma vez,  tivemos a oportunidade de fazer uma visIta ao projeto CUBO ITAÚ, fundado pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures. O objetivo do CUBO desde 2015 é conectar em um só lugar empreendedores, grandes empresas, investidores e universidades para discutir sobre tecnologia, inovação, novos modelos de negócios, novas formas de trabalhar e como desafiar o status quo, visando um mundo melhor.

Fomos recebidos pelo diretor geral do CUBO que apresentou a proposta desta famosa entidade e alguns projetos de Start ups que estavam sendo incubados ali naquele prédio de vários andares.

Confesso que fiquei com uma inveja branca daqueles que estavam criando coisas novas para um mundo melhor.

Por um momento me senti velho, nos meu 58 anos, pensando que deveria ter me arriscado mais na minha juventude, mas ao mesmo tempo sabendo que tinha feito meu melhor na era que vivi, pois isso é tudo muito novo e os jovens hoje têm mais oportunidades de se arriscar e criar.

Na minha cabeça start ups era coisa de jovem ou de meia idade, pois nossas referências, ao menos a minha, são dos ícones atuais como Larry Page e Sergei Brin da Google, Mark Zucherberg do Facebook, Elon Musk da SpaceX, Jeff Bezos da Amazon e tantos outros, inclusive vários brasileiros.

Mas será que não era um paradigma da minha cabeça. Enquanto o diretor falava, aquilo estava me incomodando e não podia sair da sala sem tirar essa dúvida.

Então perguntei:

  • Qual a faixa de idade dos empreendedores que atuam aqui no CUBO?   pois tenho o paradigma que só tem garotão iniciando novos projetos.
  • Ele disse – , então pode quebrar esse paradigma, pois a média aqui é  de 35 anos e tem os “Silver Entrepreneur” ou os empreendedores seniores de cabelos prata ( grisalhos ), para não dizer brancos.

No Reino Unido 1 em cada 10 empregados que trabalham por conta própria estão na faixa de aposentados, o equivalente a 347000 homens e 173000 mulheres. O número tem aumentado nos últimos anos em torno de 20 % por ano desde 2013.

Os aposentados estão trabalhando por mais tempo por várias razões.

Com o constante aumento na expectativa de vida das pessoas, cada vez mais, as pessoas acima dos 50, 60 etc precisam estar ativas porque valorizam os benefícios que o trabalho traz para a saúde física e mental. Se você está nessa faixa etária e não está trabalhando ( se possível numa atividade que lhe dê prazer ), talvez esteja na hora de começar a empreender.

Muitos precisam trabalhar porque não podem se aposentar, isto é não podem sobreviver com o baixo valor de pensão mensal do governo.

Muitos deixaram de economizar e investir dinheiro ao longo dos anos para complementar a aposentadoria do governo e agora que poderiam estar aproveitando um pouco mais a vida, tem que trabalhar e acabam tendo muitas dificuldades em encontrar um trabalho com carteira assinada., então decidem trabalhar por conta própria.

Mas você acredita no mito que diz: “Estou muito velho para empreender”

Veja o resultado da pesquisa recente que a  Draper Venture Network  fez com mais de 150 CEO’s ( o mais alto executivo no comando das empresas ) do grupo.

Veja que dados interessantes:

1 – Existem mais CEO’s de 55+ do que a faixa de 18 a 25.

2 – Há um aumento de CEO’s após a faixa de 50 a 55.

3 – A maioria dos CEO’s estão entre 35 a 40 anos.

4 – O volume de CEO’s está entre 30 a 50 anos.

5 – Existem mais CEO’s entre 45 a 50 do que 25 a 30.

A revista inc ( www.inc.com ) publicou um artigo sobre as 6 vantagens que os empreendedores com mais de 50 anos têm:

Veja a lista completa:

     1.Mais propensos a tomar riscos

Se conseguiu executar um planejamento financeiro para garantir uma segurança para esta fase da vida, neste caso pode se arriscar mais, desde que não use suas garantias que irão te assegurar até o final da sua vida.

      2.Ambição nunca diminui

Mesmo pessoas com boa situação financeira têm a ambição de crescer, através do trabalho e do empreendedorismo.

Não trabalhamos só pelo dinheiro, mas para nos manter ativos. Também vai nos ajudar a complementar a aposentadoria e com certeza vai nos divertir, pois o contato direto com as pessoas nos faz feliz.

     3. Experiência supera tudo

Quando somos jovens e terminamos o ensino superior temos dificuldade de arrumar o primeiro emprego pois não temos experiência.

Agora é o contrário, o que nos beneficia por empreender agora é justamente a experiência adquirida nos longos anos de vida pessoal e profissional.

     4. Idade traz respeito

As pessoas de idade contam com a simpatia e o respeito das pessoas nas interações de negócios. Os parceiros se sentem mais seguros por acreditar na bagagem profissional adquirida.

    5. Eles valorizam a ajuda dos jovens

Vivemos a transição rápida das mudanças tecnológicas e sabemos de nossas limitações. Contamos com a ajuda dos jovens para nos orientar e ensinar. A somatória da experiencia com a ousadia e o conhecimento tecnológico dos jovens, nos faz mais fortes.

    6. Eles conhecem o mercado de pessoas mais idosas

Estamos dentro do mercado que mais cresce e sabemos de nossos problemas e necessidades que não estão sendo atendidas.  Aproveite e identifique as oportunidades que estão ao seu redor.

Nossas referências devem ser de nossa faixa de idade.

Nossas referências devem ser de pessoas nesta faixa de idade que deram certo como o Coronel Sanders, dono da rede de restaurantes KFC, que começou depois que se aposentou aos 65 anos de idade.

Ele receberia um benefício de 65 dólares mas arregaçou as mangas num período muito crítico, ano 1930, logo após a crise econômica que ficou conhecida como a Grande Depressão.

Coronel Sanders ouviu mais de 1009 nãos de restaurantes,  para sua idéia de frango frito. Rodou em várias estradas e dormia no carro.

A persistência do Coronel Sanders foi realmente extraordinária. Mesmo com tantas negativas, ele não deixou de confiar no potencial e na qualidade que tinha a oferecer.

O esforço de Sanders valeu a pena. Depois de meses viajando, ele finalmente conseguiu vender sua receita de frango frito a um restaurante de beira de estrada. Nascia em 1952 a Kentucky Fried Chicken (KFC), hoje mundialmente conhecida.

Conclusão:

Claro que não estamos velhos para empreender. Temos que aproveitar toda a nossa experiência e rede de amizades construídas ao longo da vida, para desenvolver um novo negócio que seja prazeroso e que nos traga os rendimentos necessários para complementar a aposentadoria.

Pode ver que primeiro eu citei PRAZER e depois RENDIMENTOS.

SE NESSA FASE DA SUA VIDA VOCÊ NÃO FIZER UMA COISA QUE LHE DÊ PRAZER, ESTÁ NA HORA DE REVER SEU PROPÓSITO AQUI NA TERRA.

 

Autor

Escreva um comentário