Todos sabemos, ou deveríamos saber,  que vivemos numa escassez de água potável no mundo. Graças a Deus vivemos num país rico de fontes de água, mas, mesmo assim muitas regiões do Brasil sofrem com este bem tão precioso.

Sabedores disso, por que não refletimos sobre nossas atitudes diárias para ajudar na melhor utilização do consumo de água?

Com algumas mudanças de comportamento, sem afetar a qualidade de vida, podemos salvar dinheiro e ajudar nosso planeta.

Eu preparei este artigo, para orientá-los como proceder.

Vamos lá.

Primeiro … o consumo do hidrômetro ( aquele aparelho que mede o consumo de água das moradias )  apura 3 fatores:

1 – Consumo real – aquele útil que você realmente precisa.

2 – Desperdício – aquele que você joga dinheiro fora, por pura falta de comprometimento com o meio ambiente e com seu rico e suado dinheiro.

3 – Vazamentos – Muitas vezes você não sabe que existem, pois estão escondidos. E alguns você vê mas não faz nada, afinal, são só umas gotas pingando 24 horas. Uma torneira pingando é um desperdício de água que pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a corinho/vedação e agravará o vazamento.

Este primeiro artigo vou falar de perdas por vazamentos.

Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.

Eu vou contar minha própria experiência. A minha conta de água estava elevada e verifiquei que o mostrador do hidrômetro continuava rodando bem devagar, muito pouco, mas rodava. Fechei o registro antes da caixa da água e continuou girando.

Mas o hidrômetro não parou.

Pensei em chamar uma empresa que caça vazamentos, mas eles cobram por hora mais o serviço e é bem caro.

Então decidi chamar um pedreiro de confiança e juntos fomos eliminando os pontos. Alguns fáceis pois eram no jardim e tinha só que remover a terra, para eliminar os pontos duvidosos. Mas não encontramos nada.

E ai chegamos no último ponto que era a garagem. Infelizmente tivemos que quebrar o piso em alguns pontos e conseguimos verificar que estava inundada. Enfim, com a quebra de uns 5 pisos grandes em diferentes pontos da garagem, conseguimos eliminar o cano que estava com vazamento. Talvez a  movimentação dos carros na garagem, causou uma pequena fissura no engate do cano. Isso causou um prejuízo enorme, pois ficava 24 horas por dia vazando e embaixo do concreto e não tinha como saber.

A minha conta, após o reparo,  no mês seguinte baixou 50 %.

O custo que tive com o pedreiro foi pago com a economia de 6 meses com as contas futuras.  Enfim, vale a pena consertar o vazamento, mesmo se for um gotejamento.

Mas como descobrir vazamentos?

NA INSTALAÇÃO INTERNA

1) Feche o registro do hidrômetro -> 2) Abra a torneira logo após o hidrômetro

e espere toda a água escorrer -> 3) Coloque um copo cheio de água na boca desta

torneira -> 4) Se a água do copo for sugada é sinal de que há vazamento no ramal

que está ligado diretamente à rede.

DENTRO DE CASA

  1. Feche todas as torneiras e não use os sanitários -> 2) Feche o registro do hidrômetro para interromper o fluxo da água -> 3) Marque o nível da água na caixa d’agua e depois de 1h confira. -> 4) Se o nível estiver mais baixo é sinal de que há vazamento nos canos ou nos sanitários da casa.

NA VÁLVULA OU NA CAIXA DE DESCARGA

Essa é bem fácil verificar. Jogue pó de café no vaso sanitário e observe. Se ele derreter ou desaparecer é sinal de que há vazamento na válvula ou caixa de descarga. Pegue o nome do sistema de descarga ou tire uma foto e leve para uma loja especializada que vende kits de reparo.

Eu tive alguns problemas com isso e o teste do café funciona.

Eu tinha 2 registros (válvula hydra) que vazavam pelo eixo,  quando eu dava descarga. A água escorria pela parede e molhava o chão.

Isso acontece pois, no eixo da descarga hydra, tem uma borracha vedante que com o tempo perde o poder de aderência. Vá em lojas especializadas e compre só a borracha desta vedação.

Obs: Coloque ela na posição correta. Se inverter vai continuar vazando.

Nas lojas de bairro só vende o kit completo da válvula que vem com esta borracha de vedação, mas é muito mais caro é claro.

Pegue 1 hora do seu dia, logo que possível,  e faça uma verificação geral das dicas sugeridas acima.  talvez esteja jogando dinheiro fora e não saiba.

É isso por hoje. No próximo artigo darei dicas para evitar o desperdício.
Autor

Escreva um comentário