Quando viajamos, não importa o motivo, estamos saindo do conforto de nossas residências. Por mais que o novo ambiente seja maravilhoso, e melhor que nossa casa, quase sempre, queremos voltar para nosso ninho, pois é pessoal, tem o nosso jeito, o nosso cheiro, as nossas coisas, as nossas histórias, etc. Enfim, é mais que uma casa .. é um lar.
Eu gosto muito de planejar minhas viagens. Para quem me conhece, sabe que sou detalhista, e as vezes, até chato com algumas coisas.
Mas uma coisa que nunca me preocupei e, com certeza, nunca me planejei foram os banheiros que teria que enfrentar nas viagens.
É um assunto que raramente vemos em artigos de viagem, mas tem que ser colocado, pois o nosso organismo é uma máquina orgânica, e como tal, temos que estar preparados para nossas necessidades fisiológicas.
Acho que nunca me preocupei com isso, pois quando você é jovem a necessidade de urinar é menos frequente, que não é o meu caso agora.
Eu como tomo remédios para hipertensão, que são diuréticos, ao menos a cada 2 horas eu tenho que ir ao banheiro. Inclusive, em vôos de longa duração, eu sempre reservo no corredor, para evitar o incomodo de ter que acordar as pessoas para sair de seu assento.
Infelizmente na maioria dos países que conheço, pouca atenção é dada aos banheiros públicos. Em alguns países, foram instaladas verdadeiras engenhocas que parecem mais um foguete.
No Brasil, então, isso é um horror. Se depender de um banheiro público, vai passar raiva, pois são poucos, mal conservados, imundos, mal cheirosos e até perigosos.
Os homens por sua anatomia levam vantagem sobre as mulheres, pois conseguem urinar de pé. Quantas vezes tivemos que parar numa estrada para urinar, pois a próxima cidade ou posto de apoio estava muito longe. Eu sei que é feio, mas chega um momento que perdemos o controle.
Muitas banheiros públicos, mesmo na Europa, tem o vaso sanitário de piso. ( vide foto abaixo ). Mais um motivo para as mulheres terem na bolsa o acessório que menciono abaixo.
Ele é chamado de “orgirl”, que faz a função do órgão masculino.
Veja o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=nO3CE8xTh7k
Pode ser encontrado no site do mercado livre e sai por volta de 7 reais.
Eu sugiro ter um desses na sua bolsa de mão para um momento de emergência. Esse acessório é muito usado pelas mulheres que fazem longas caminhadas, trilhas, longas viagens de carro/moto, etc.
Saber o nome também é importante:
Quando viajamos para um país que não fala o Português, devemos aprender algumas palavras chaves, tais como, Bom dia, Boa Tarde, Boa noite, obrigado, com licença, perdão, entrada, saída, etc.
Da mesma forma, a palavra banheiro deve estar no seu vocabulário.
Veja como se fala banheiro em algumas línguas:
Português de Portugal: Casa de banho
Inglês: Restroom
Espanhol: Baño
Francês: Toilette
Alemão: Toilette
Italiano: Bagno
Grego: Tualetta
Banheiros nas estradas:
No Brasil
A opção de usar os banheiros de postos de gasolina nas estradas, varia de acordo com a rede que atende. As redes de apoio do Frango Assado, Lago Azul, Graal, etc oferecem banheiros de qualidade, mas saindo fora destes locais, quase sempre, é um desespero.
No exterior
Quase sempre são muito bons naqueles postos de bandeira confiável.
Os banheiros femininos, mesmo nas paradas de pontos turísticos na Europa e Estados Unidos sempre estão lotados, pois o tempo que as mulheres precisam é muito maior que o dos homens. Se você tiver um “oigirl” na bolsa, poderia até usar o banheiro do homem. Uma vez viajando para a Europa com minha esposa eu tive que organizar uma fila de mulheres para usar o banheiro masculino, caso contrário, iriamos atrasar a excursão.
Banheiro nos pontos turísticos.
No Brasil
Veja bem, todas as vezes que precisei usar um banheiro público no Brasil, independente da cidade, foi um show de horror. Primeiro você não encontra pois não tem sinalização nas ruas e quase não tem escritório de turismo do governo com mapas turísticos marcando os banheiros de apoio. Segundo é uma imundice só e é muito perigoso.
Saiu uma reportagem dos banheiros públicos novos que serão implementados na capital de São Paulo. Acho que devem ser muito bons mas ….. infelizmente a educação de muita gente é deplorável e acabam com tudo. Sim, não existe nenhum banheiro moderno que consiga educar um asno no banheiro.
No Exterior
Em muito países os governos estão colocando verdadeiras naves espaciais como banheiros. São belos e deveriam cumprir com o sua função, mas mais uma vez, esses locais acabam sendo utilizados por mendigos e outras pessoas que não cuidam e todos pagam o preço da má educação de alguns.
Muitos desses banheiros são gratuitos e se auto limpam a cada pessoa que utiliza.
Alguns são pagos com moedas. ( por volta de 0,50 euros ). Então sempre tenha algumas moedas a mão.
Na França
Em Portugal
Em Lisboa eu não ví nenhum de cabine. Na maioria dos pontos turísticos tem banheiros públicos, custa 0,50 euros, simples mas eficiente.
Nos Estados Unidos
Varia de estado/cidade, mas geralmente são bem sinalizados e eficientes.
Banheiros dos pontos comerciais
Quem nunca tomou um café ou comprou alguma coisa só para ir ao banheiro.
Super comum em qualquer país.
Mas antes de comprar o café, refrigerante, etc só para ir ao banheiro, veja se tem banheiro disponível, pois já fui em muitos locais ( no Brasil e exterior ) como magazines e supermercados que não tem banheiro para clientes.
Geralmente os pontos comerciais mais frequentados e modernos, têm melhores banheiros. Os banheiros dos Shopping Centers são os melhores.
Para resumir:
1 – Para as mulheres, comprem um “ oigirl “ , para as emergências
2 – Consulte nos sites de busca se nos pontos que irá visitar, se tem banheiros públicos e localização.
3 – Aprenda a dizer o nome Banheiro na língua local.
4 – Veja os principais pontos comerciais próximos da área que vai visitar.
5 – Leve papel higiênico na bolsa. O seguro morreu de velho.
6 – Leve algumas moedas, pois na maioria dos locais só com moedas.