Nosso mundo está cada dia mais complexo. Antigamente o café era só o delicioso café de coador. A única variação era forte ou fraco …  com ou sem leite.

As grandes empresas desenvolveram um novo e rico negócio das máquinas domésticas por cápsulas e abriram um leque de opções por:

1) Sabor ( aromático, frutado, tostado, caramelizado, etc )

2) Sensação ( acidez, equilibrado, complexo, etc )

3) Intensidade ( sutil e suave, médio e equilibrado ou intenso e encorpado ).

Hoje existem várias opções nas famosas cafeteiras, por exemplo os cafés clássicos ( Café latte, Mocha Branco, café com leite, machiate, americano, etc ).

Mas escolher o tipo café,  pelo que eu saiba,  não afeta a sua saúde, bebendo com moderação é claro.

Mas a sua saúde pode ser comprometida caso esteja adoçando seu café, sucos, etc de forma errada.

Confesso que tenho muitas dúvidas a respeito desse assunto e fui procurar o que dizem os especialistas.

O açúcar refinado é altamente calórico e se consumido em excesso pode provocar o aumento de peso, além do aumento na produção de insulina, possível aparecimento de cáries, etc.

As pessoas que não abrem mão do açúcar, experimentam a opção  açúcar do light ou açúcar magro, que possui as mesmas calorias do açúcar comum, só que possui um poder adoçante maior, necessitando de menos quantidade para adoçar. É uma mistura de açúcar refinado ( sacarose )  com adoçantes artificiais. Tome cuidado para não abusar na quantidade.

*** Diabéticos devem evitar o consumo de açúcar refinado, mascavo e light e dar preferência aos adoçantes, mas é sempre importante estar atento às recomendações de médicos e nutricionistas.

Mais comum e tradicional na mesa de quem faz dieta, o adoçante pode ser melhor para a perda de peso justamente por não ser calórico. Além do sabor diferenciado, uma das razões pelas quais muita gente não se adapta ao alimento é porque ele realmente não garante a sensação de saciedade, ou seja, sua vontade de comer algo doce não é completamente suprida quando você usa o produto.

Alguns estudos indicam que o consumo excessivo e abusivo de adoçantes podem causar problemas de saúde, porém, não há nada comprovado cientificamente por enquanto, são apenas pesquisas.

Vale lembrar ainda que a associação do adoçante com possíveis cânceres é um mito, já que não existe nenhum estudo que comprove a relação e que, para causar um dano à saúde, o consumo teria que ser alto, muito além do que uma pessoa seria capaz de ingerir.

Com o processo de refinamento, o açúcar refinado perde nutrientes. A opção mais indicada é o açúcar mascavo, já que não passa pelo processo de refinamento, mantendo suas propriedades nutricionais.

Quanto aos adoçantes, existem inúmeras opções:

  • Frutose
  • Aspartame
  • Sucralose,
  • entre outros.

E até mesmo aquelas opções de adoçantes que são utilizadas para preparações culinárias, que podem ser submetidas a altas temperaturas. Todos esses são produtos industrializados.

Tem o stévia que é um tipo de adoçante natural. Porém, a maioria não gosta pois altera o sabor do café, sucos, etc. ( eu sou um deles )

Para aqueles que não são diabéticos e apenas desejam emagrecer, caso não gostem do sabor do adoçante, prefira o açúcar mascavo, é bem mais saudável, mas fique atento no que diz respeito a quantidade.

Bibliografia:

Autor

Escreva um comentário