As redes sociais estão propiciando uma coisa impensada no passado. Encontro de vários amigos do passado, das escolas, das empresas, das associações, dos clubes, enfim … a possibilidade de continuar uma amizade antiga, apresentando as famílias, relembrando histórias e causos antigos e matando um pouco as saudades.

Antes da redes sociais, isso ocorria com uma ou outra pessoa, mas agora são grupos que se reunem, grupos no facebook e encontros anuais com calendário e tudo. 

São histórias que nem lembrávamos mais. Mas vamos juntando as conversas e as lembranças de cada um para reescrever a história. Muitas risadas com os apelidos antigos, as manias e os micos que vivemos. Rever as fotos antigas é risada na certa.

Alguns haters vão dizer que isto é nostalgia … Pode ser …  e isso é tão bom. Felizes aqueles que tem amigos que possam compartilhar seus momentos.

Como é bom ver todos nós, vencedores, de uma forma ou de outra aos 40, 50, 60 e mais de idade.

Infelizmente muitos não aparecem. Cansaço, custo, distância ( apesar que algumas pessoas viajam horas para estar juntas novamente ).  Algumas pessoas não querem se expor, as vezes por timidez. Se julgam que não tiveram sucesso no conceito deles ou não estão satisfeitos com seu corpo, momento, etc.

Para nós isso é totalmente irrelevante. O que queremos é estar juntos 

Sem julgamentos e sem comparações. Não importa se está mais rico, mais pobre, mais bonito, mais gordo, mais magro, mais velho … o que importa são as marcas que trouxemos da vida, os aprendizados e quando nos unimos, nos fortalecemos para continuar a construção de nossa trajetória de vida.

Segue um relato de um desses grupos de uma querida amiga, que vai compartilhar com vocês.

O ano era 1978, a escola era P.E.E.P.S.G. do Bairro do Taboão na grande São Paulo e a nossa turma era a 8a A ! 

Já se passaram 40 anos.

Quem de nós pensava que 40 anos depois estaríamos juntas de novo dando risada como fazíamos no recreio, ou no caminho da escola pra casa, ou nas aulas de Educação Física.

Eu diria que todas nós acreditávamos nisso quando escrevemos nos caderninhos de recordação, assinamos os aventais e nos despedimos cheias de orgulho do nosso passado, e com muitas expectativas e dúvidas sobre nosso futuro!

Terminar o Ginásio foi um marco nas nossas vidas porque a maioria de nós completaria os tão esperados 15 anos no ano seguinte, e todas nós teríamos que mudar de Escola, de bairro, e muitas até de cidade ou estado. Muitas mudanças, cheias de esperanças…

Éramos meninas simples, de famílias humildes, estudando em escola pública, e sonhando com um futuro melhor que o dos nossos pais.

Tudo que tínhamos eram nossos sonhos, e tempo para realizá-los. Seguimos caminhos diferentes, e fomos deixando nossas marcas pelo caminho : amores, amigos, filhos, carreira, e muita alegria e gratidão pela vida.

Morro de orgulho de tudo que conquistamos, e no que nos transformamos : mulheres lindas, vitoriosas, verdadeiras, queridas, e com a mesma alegria e frescor das meninas da 8a A !

Bolsa com as fotos das participantes do encontro

Somos imensamente privilegiadas por conseguirmos realizar hoje um sonho de 40 anos atrás, que só foi possível porque aquelas meninas do Taboão acreditavam na força da verdadeira amizade.

A cada encontro novas lembranças são revividas, e novos belos momentos são gravados na nossa memória.

Que venham muitos encontros para recordar, e criar novos registros no Fotolivro da nossa amizade !

Seguem alguns relatos sobre o que representa estes encontros para estas amigas:

“Ter a possibilidade de encontrar amigas de 40 anos atrás, com a mesma alegria e prazer de antes é um privilégio que poucos aproveitam. A cada encontro me sinto renovada, cheia de energia, e muito grata pela vida. Fico feliz que nossos encontros possam servir de inspiração para que outros grupos de amigos voltem a se encontrar, e celebrar a amizade”. por Narister Oliveira

“A alegria de uma menina de 15 anos é o que sinto qdo a data dos nossos encontros anuais se aproxima. Ansiosa, cheia de felicidade por encontrar todas as meninas novamente. Saio desses encontros renovada, com um novo viço, novas lembranças e com o coração repleto de amor e carinho” por Diná Almada

“É muito bom e gratificante ver que quando nos reunimos voltamos a ter catorze anos de alma. Cada encontro é aguardado com muito amor porque conseguimos nos renovar lembrando de que conseguimos superar as adversidades e nos tornamos mulheres incríveis” por Hosana Magalhães

“O nossos encontros anuais são um regaste do nossos anos dourados, momentos que relembramos com inocência, doces lembranças.A cada ano nos renovamos e nos permitimos esse encontro com as amigas, sem maridos( exceto o a Suzana que casou com nosso colega de turma), companheiros, namorados e filhos. São momentos nossos e felizmente…muito felizes”.  por Rita Lemos Reis

“Recordar é viver duas vezes. Que bom que temos momentos da nossa adolescência pra recordar, e a cada encontro criamos outros novos” por Neila Marques.

Conclusão:

O que levamos da vida são os momentos felizes. Se gostou dessa iniciativa, que tal ser a(o) líder dessa ação?  O primeiro passo é recordar os nomes das suas amigas(os) do passado. Lógico que não vai se lembrar de todas(os), mas as suas amigas(os) vão lembrar de outros e assim por diante. Depois é só  procurar nas principais redes sociais ( facebook, Linkedin ou instagram ) e fazer um pedido de conexão. Em seguida crie uma página no facebook para o grupo começar a trocar informações, fotos, fatos, etc.  E logo que possível agende o primeiro encontro presencial.  Será marcante.

Fota da capa: Photo by Arthur Poulin on Unsplash

Autor

1 Comentário

  1. nos fizemos isto achamos uma e a outra foi achando e assim estamos já em 26 fizemos o 5 encontro muitas risadas alegrias lembranças..umas sozinhas outras viúvas e separadas a maioria aposentada e ficamos felizes de relembrarmos fatos da época cotação fixa quentinho

Escreva um comentário