Resumidamente podemos dividir nossas vidas em 3 fases. Os anos dedicados à formação formal e/ou informal, o tempo dedicado à produção e finalmente os anos dourados, dedicados a ter uma vida com qualidade na aposentadoria.

Infelizmente, muitos se esquecem de se preparar para a última etapa da vida, e, a aproveitam como se não houvesse amanhã.

Vamos fazer uma reflexão…

Some todos os seus ativos financeiros (casa onde reside, casa da praia e/ou campo, carros, motos, investimentos, etc). Some agora todos os passivos ou dívidas que devem ser pagas. Por fim, subtraia os ativos dos passivos.

Do resultado da subtração, divida pelo número de anos que trabalhou até o momento. Dessa forma você saberá quanto em média consegue salvar por ano para sua aposentadoria.

Uso a palavra SALVAR ao invés de ECONOMIZAR, pois salvar é uma forma inteligente de guardar o dinheiro e economizar, pode dar a conotação de tirar os prazeres de viver, simplesmente para economizar dinheiro.

Reflita. Está contente com isso? Acha que vai conseguir se aposentar com qualidade de vida ?

Entre os anos 60 e 70, o psicólogo Walter Michel conduziu um experimento na Universidade de Stanford, envolvendo crianças. Este estudo ficou conhecido como o “Experimento do Marshmallow “, pois as crianças deveriam suportar esperar cerca de 15 minutos sem comer o Marshmallow, para ganharem o segundo.

O experimento mostrou que as crianças que conseguiram esperar para conseguirem ganhar o segundo Marshmallow, apresentaram uma tendência de ter melhor êxito na vida, desempenho escolar, índice de massa corporal e outros parâmetros.

Quantas vezes ao longo de nossa vida, somos colocados frente a frente do Marshmallow e comemos na hora, pois não queremos esperar. Tomamos atitudes impensadas como abrir crédito no mercado, pagando juros extorsivos pelo simples desejo de ter algo agora.

Não conseguimos esperar e poupar até que tenhamos o dinheiro suficiente para comprar à vista. Adquirimos 1 carro e pagamos 2 ou 3. Compramos uma casa e assumimos um passivo por quase toda a vida.

Existe um ditado que diz:

” VOCÊ COMPRA COISAS QUE NÃO PRECISA,

COM O DINHEIRO QUE NÃO TEM,

PARA IMPRESSIONAR QUEM VOCÊ NÃO GOSTA “

Quero apresentar os 5 passos que você deve seguir, para atingir um nível financeiro a fim de saborear seu marshmallow sem dor na consciência.

Primeira fase: “A Vaca foi pro brejo”

A fase em que está no vermelho. Conta estourada, no cheque especial, dívida do cartão de crédito rolando todo mês, aluguel atrasado, nome sujo no SPC/Serasa, etc. Às vezes até com a energia elétrica e/ou água cortada por falta de pagamento.

Segunda fase: ” O jogo está zero a zero”

Felizmente você passou da primeira fase e agora não tem mais dívidas. Todo o dinheiro que recebe, paga todas as contas em dia.

Terceira fase: ” Emergências acontecem”

Infelizmente, passamos por momentos críticos em nossas vidas, que precisamos ter um colchão financeiro. Exemplos:  Perda do emprego, emergência médica não coberta pelo plano de saúde, roubo da casa/carro/etc.

Precisamos ter um valor investido, que tenha liquidez,  que será usado em caso de emergência. Em torno de 8 meses para cobrir seus custos fixos.

Quarta fase: ” Enfim … aposentado”

Consegui me planejar para ter uma vida digna e com qualidade para o resto da vida. Não dependo só da aposentadoria do governo. Tenho outras fontes de renda que somadas, me garantem uma vida com qualidade.

Quinta fase: ” O prazer sem culpa”

Sem mexer no valor da aposentadoria, tenho um investimento que posso usufruir da forma que desejar. Um carro conversível, uma moto esportiva, uma viagem de meus sonhos, um jantar em um restaurante da moda, compras em Paris, enfim, posso me dar ao luxo, de me presentear.

O fato é que muitas pessoas não querem esperar a quinta fase, pois querem comer o Marshmallow na hora e,  abrem crediários com juros abusivos para aparecer com belos carros, casas na praia, roupas de grife e celular de última geração.

Depois viram reféns de seus próprios desejos, postergando a aposentadoria com qualidade ou tendo que viver com a aposentadoria pública, longe de ter uma vida digna para o resto da vida.

O momento é agora. Pare, avalie, planeje e comece a colocar em prática hoje, para viver seus prazeres no momento certo.

Autor

Escreva um comentário