Na ultima viagem para a França e Itália percebi que quase toda a população ( mesmo a terceira e quarta idade ) nas cidades menores, se exercitam mais através das tarefas do dia a dia.
As vezes, pensamos, que precisamos ir para uma academia para fazer os exercícios físicos e ter uma vida saudável e não é verdade. Podemos ter os benefícios com pequenas mudanças em nosso dia a dia e nos exercitar com as tarefas domésticas.
Como a maioria dos prédios dessas pequenas cidades europeias são antigos e não tem elevador, todas as pessoas têm que subir e descer escadas ( prédios de até 4 andares ), isto é, eles fazem um exercício de “step” forçado.
O mesmo ocorre com o lixo. Não tem lixeiras nos prédios antigos e eles têm que carregar o saco até a lixeira mais próxima ( que são containers que ficam nas ruas).
As compras do supermercado são feitas a pé ou de bicicleta. Vi muitas pessoas com idade bem avançada que andam com os andadores ( que já tem um local para colocar as compras dos supermercados).
Andar de bicicleta é outro hábito muito comum nessas cidades pequenas da Europa. As bicicletas já vem com uma cesta frontal para colocar as compras.
E por esse e outros motivos, é raro ver pessoas gordas e obesas.
Eles se exercitam de uma forma natural como antigamente.
Mas não precisamos viver na Europa para adotar hábitos saudáveis.
Mudanças simples no dia a dia geram grandes benefícios para a nossa saúde.
Existe um estudo que mostra que se você der 10000 passos todos os dias, terá 60 % menos chances de ter diabetes, pressão alta e problemas de coração.
Parece muito, mas 2000 passos demandam em torno de 20 minutos de caminhada e queimam em média 150 calorias.
Assisti um vídeo do Marcio Atalla, professor de educação física, que sugere por exemplo, que caminhe não para o ponto de ônibus mais próximo da sua casa/local de trabalho, mas para o seguinte ponto … para se exercitar.
Algumas outras sugestões:
1 ) No prédio que você mora ou trabalha, ao invés de subir de elevador, que tal subir ou descer as escadas ( ao menos alguns andares todos os dias ).
2) Quando for fazer as compras rotineiras do supermercado, na padaria, açougue, etc, vá caminhando.
3) Utilize mais o transporte público ( onde possível é claro ). E vá caminhando para o seu destino. Vai se exercitar, vai economizar, vai evitar pagar caro para estacionar, vai evitar riscos ao seu veículo, não vai passar raiva com o flanelinha, não vai ficar com medo de deixar seu carro na rua, etc …. Viu quantos benefícios?
4) Ande com seu pet ( não só para fazer as necessidades e voltar ). Caminhe e passeie com ele(a).
Não é fácil pois você está habituado a fazer sempre a mesma coisa, como um robô.
Sugiro ler um livro muito interessante sobre este tema:
O livro “O poder do hábito” do escritor Charles Duhigg. Segundo o autor, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Ele procura mostrar que , ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas empresas e suas vidas.
Outro dia eu tive que ligar o gerador da minha casa, que não tem partida por bateria, e quase não consegui, pois precisa de força e agilidade. Que perdemos ao ficarmos mais velhos.
Percebi que precisava voltar a fazer musculação. Lógico que não é gostoso, sair de casa para levantar ferro. Mas, na nossa idade, não é uma questão de querer mas de precisar. Não podemos ficar adiando, pois o custo da inércia será muito caro.
E para celebrar sua mudança de hábito para melhor, que tal comer um chocolate ( com moderação – rs ) pois é antioxidante e trás benefícios ao coração.
Bora lá – a mudança começa com o primeiro passo. Faltam mais 9999 – risos